Fortaleza / CE - terça-feira, 23 de abril de 2024

Dor no joelho

Publique aqui seus artigos com informações para pacientes e/ou profissionais da saúde.

 

Dor nos joelhos

 

Os joelhos são sede frequente de queixas de dores ao longo da vida, desde a infância até a terceira idade.

Por serem essenciais para a marcha, o seu acometimento causa grande limitação funcional e pode prejudicar as atividades da vida diária, profissionais, esportivas e de lazer.

Nesse artigo discorreremos rapidamente sobre causas de dores em cada fase da vida

Na infância e durante o período de crescimento, os joelhos podem ser acometidos por, osteocondroses, inflamações tendíneas, lesões ligamentares e cartilaginosas e por processos infecciosos.

A osteocondrose da tuberosidade tibial anterior (doença de Osgood-Schlatter), acomete a região de inserção do tendão patelar na tíbia e causa dor e inchaço na parte da frente do joelho após a realização de esforços, como correr ou saltar. Dor semelhante pode surgir na origem do tendão patelar na extremidade inferior da patela. Ambas as condições têm se tornado mais comuns devido ao aumento da participação de crianças em atividades esportivas. O tratamento consiste no uso de analgésicos e  diminuição das atividades          .

As lesões cartilaginosas (osteocondrite dissecante, fraturas osteocondrais) e as lesões ligamentares também têm se tornado mais frequentes devido à maior participação das crianças em atividades esportivas. Geralmente são decorrentes de traumas e se apresentam como um quadro de dor e derrame articular de desenvolvimento rápido. Nesses casos pode ser necessário o tratamento cirúrgico, o que é determinado após rigorosa avaliação médica.

Os processos infecciosos surgem a partir da invasão da articulação por bactérias, geralmente vindas através da circulação sanguínea, e são caracterizadas por um quadro agudo e intenso de dor, acompanhado por febre e queda do estado geral.  São urgências médicas e o tratamento, que envolve a drenagem cirúrgica da articulação e o uso de antibióticos por via endovenosa, deve ser iniciado o mais rapidamente possível.

Nos adultos jovens as dores decorrentes de sobrecarga articular (excesso de peso ou de atividade), lesões traumáticas e a dor anterior no joelho (conhecida como condromalácia patelar) são as causas mais comuns.

A sobrecarga articular pode ocorrer pontualmente, em um evento curto e intenso, ou pode ser crônica, decorrente de atividades de menor intensidade porém com maior duração ou frequência. Tais condições podem levar à inflamação dos tendões ao redor do joelho, bursites ou até mesmo ao acometimento ósseo, conhecido como edema subcondral.

Tal como nos jovens, as lesões traumáticas em adultos têm se tornado mais frequentes, decorrente do aumento da participação em atividades esportivas. Lesões ligamentares, cartilaginosas e meniscais podem ocorrer após traumas diretos ou indiretos nos joelhos e são responsáveis por boa parte dos atendimentos em emergências ortopédicas.

A dor anterior no joelho (conhecida geralmente por condromalácia patelar) pode ser causada por uma associação de fatores que, agindo conjuntamente, levam ao desequilíbrio da função mecânica do joelho e à sobrecarga da articulação femoropatelar. Alterações ósseas, desalinhamento dos membros, sobrepeso e desequilíbrio muscular na cadeia cinética dos membros inferiores estão entre as causas. Esse desequilíbrio pode levar ao surgimento de dor e, ao longo do tempo, à degeneração da cartilagem patelar.

Na maturidade as alterações degenerativas são as mais comuns . A osteoartrite ou artrose  decorrre da degeneração articular e, de uma maneira simplista é descrita como um “desgaste” dos joelhos. Na verdade é uma condição multifatorial e o seu surgimento pode estar ligado a fatores genéticos, ambientais ou traumáticos. É caracterizada por acometimento cartilaginoso, meniscal, ligamentar e da membrana que recobre a articulação, o que leva à degeneração progressiva e comprometimento crescente da função articular. O   tratamento  deve ser multimodal e depende do grau de acometimento. O diagnóstico precoce é a chave para manter a função articular. Em situações de degeneração avançada, a cirurgia de substituição articular (prótese de joelho) pode ser necessária.

Em todos os casos, o diagnóstico precoce através de avaliação médica e o tratamento adequado são essenciais. A abordagem multidisciplinar visa a correção adequada das lesões e dos desequilíbrios funcionais encontrados, objetivando o retorno  às atividades e o aumento da longevidade articular.